
São vários os óleos essenciais que podemos utilizar nos nossos cabelos, cada situação necessita de avaliação para perceber qual a sinergia mais adequada.
Ainda assim existem três que não vais querer perder de vista, são eles:
Sândalo Amiris ou Sandalo indias - Amyris balsamifera, excelente na sua capacidade de devolver brilho à fibra capilar uma vez que atua fechando a cutícula. Deixa os cabelos mais alinhados e brilhantes;
Hortelã pimenta - Mentha piperita, rico em mentol e mentona, este óleo essencial têm propriedades muito boas ao nível do sistema capilar. Ele é tonificante circulatório, tónico capilar, desintoxicante, descongestionante venoso e ainda proporciona um efeito refrescante maravilhoso.
Tangerina - Citrus retículata, com propriedades antissépticas, descongestionantes, tonificantes e revitalizantes, o óleo essencial de tangerina é excelente na preparação de um peeling enzimático, favorecendo ainda a circulação sanguínea.
Estes óleos podem ser adicionados ao shampoo ou máscara de base que seja indicado para a adição de óleos essenciais, tendo sempre em conta as regras base de diluição que nos indicam que para os cabelos devemos seguir uma diluição de apenas 2%.
Existe uma máxima em aromaterapia que nos diz que "menos é mais", logo podemos considerar que as diluições recomendadas seram suficientes para obtermos bons resultados.